Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O pH dos Shampoos...o que eles querem dizer?

pH neutro, pH ácido , pH isso e aquilo. Se você é daquelas que realmente lê o que consome já deve ter ficado encucada com essas duas letrinhas. Mas o que elas realmente querem dizer? Será que um pH ácido é o bom ou o ruim...? É, é difícil.. Mas postarei abaixo o que eles podem fazer pelos seus cabelos e os melhores.

"O pH é uma característica de todas as substâncias, determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Os valores variam de 0 a 14, sendo que valores de 0 a 7 são considerados ácidos, valores em torno de 7 são neutros e valores acima de 7 são denominados básicos ou alcalinos. Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. 
Mas no caso de shampoos e condicionadores o ph7, neutro, ainda é alto. O mais apropriado seria algo em torno de 4,5."

Ultimamente o que mais faz sucesso são os de pH neutro, pois estes garantem mais proteção deixando os cabelos mais estruturados...mas vamos a questão mais aprofundada.

O fio capilar tem moléculas que se ligar de maneiras diferentes. Desde a raiz as pontas. É, mas e ai ? Ai é que dependendo da forma em que elas se ligar é que a sua estrutura capilar vai parecer, responder.

As meninas que tem os cabelos mais crespos que se "armam" notem que quando você molha o seu cabelo, ele fica sem volume né? Pois é, as formas de ligações de um fio capilar são de pontes salinas , ligações de hidrogênio e pontes de dissulfetos . E quando você molha essas ligações de hidrogênio se quebram, dando uma "baixada" no volume.

Mas depois que eles a medida do tempo e do vento, ou seja, depois que seca eles tendem a voltar ao normal o que quer dizer que essas ligações de hidrogênio foram ligadas novamente. E , baseado nisso que surgiram os shampoos de pH neutro.

Então a senhorita deve estar me perguntando aonde eu quero chegar com isso, né? Sim. E como diria aquela bruxa do Pica Pau : E lá vamos nós !!!!!

Um shampoo com um pH mais ácido, ou seja algo em torno de 1,5 ele quebra as ligações de hidrogênio e as pontes salinas resultando naquele cabelo horrível e seco, rebelde e você querendo matar o primeiro químico que aparecer na sua frente. Na falta de um químico, você quer matar qualquer ser que venha aparecer na sua frente.

O ideal também não é se desesperar e procurar um de pH mais elevado, maior que 8,0...ai o bicho pega. E sabem por que? Eles são os principais responsáveis pelo aparecimento daquela nojentas e xexelentas pontas duplas..aaaaaaaaaahhhhhh um horror.

Bem, o que deve se usar, o mais aconselhável são os de pH moderado ( entre 4,5  e 5,0 ). Por tanto, leia bem porque ai você vai ter melhores resultados, um visual mais bonito, ficar linda e não torrar rios de dinheiros em produtos para reconstruir seus cabelos.

Veja abaixo os pH's dos shampoos mais consumidos;


Ox Plants : pH entre 5,0 e 5,5













Elsève : pH entre 5,5 e 6,0 .













Dove : O cheiro é muito bom, mas o pH.... entre 6,5 e 7,0...alto. É pena.














Niely Gold : Poxa o Ph dele é muito alto entre 7,0 e 7,5 ...














Pantene ; Sim , ele faz sucesso e há quem o compare com o famosérrimo dos salões Kesrastáse ( caríssimos ). O pH dele é de 6,5...
...é.












                   Fructis de Garnier : A propaganda é muito bem feita...o cheiro delcioso mas o pH  Entre 6,5 e 7,0














Vale ressaltar que os pH acima de 7,0 são aqueles que abrem as cutículas do cabelos os deixando mais vulneráveis. 

Espero que também saibam que shampoos feitos para crianças não são indicado as nossas cabecinhas adultas . Os shampoos infantis não suprem as necessidades dos cabelos adultos pois os cabelos adultos já passaram por várias etapas ( químicas etc ) já os infantis não. Não vai surtir o deito que busca e só vai te fazer gastar mais dinheiro, visto que produtos de crianças são um pouco caros, né?

8 comentários:

  1. Gente, perdão mas não sei o que deu aqui que as letras, as fontes modificaram. Tentei mudar, mas não deu. Desculpem.

    ResponderExcluir
  2. Uso OX e Pantene, ambos me dei bem.

    ResponderExcluir
  3. Cacá. . .e por falar em PLANTS. . . eu não abro mão do meu shampoo Natura (Tocoferóis da Uva) ele protege e realça a cor, jah q eu tinjo de preto azulado. Se ainda não o experimentou, experimente. . . vc vai adorar.

    Brigada pelas dicas. . . beijos

    ResponderExcluir
  4. Queria saber qual é a marca do shampoo mais indicada!!!!! Loreal, sanciense.... qual?????

    ResponderExcluir
  5. Oiii Sou promotora na Aréa de cosmeticos e falo sempre do Ph pros meus clientes e ao mesmo tempo tento vender meus produtos, passo o tempo todo explicando e explicando...Mas o Marketing ganha, As pessoas vivem o q passa na televisão, Ah Elseve é da Thais Araújo,Niely Gold da Angélica,Pantene Gisele,Agora esses novos Sedas estão acabando com Nós Promotoras... Isis Valverde tem os cabelos lindos... E se diz Usar SEDA pós Alisamento Quimico? Nem o Cabelo ela deve lavar em casa, só com um profissional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga camila, vc que é promotora, o que vc vende e usa entao? Me fale ao algum shampoo bom para cabelos loiros e com selante!
      Abraços , Emanuele.

      Excluir
  6. tbem sou promtora da area de cosmeticos, sinceramente atendo cada cliente na area de venda que acredita mesmo que shampoo é só pra lavar, chegam a usar a expressao é como detergente, kkk, ninguém merece.uma boa lavagem dá toda diferença no cabelo finalizado.

    ResponderExcluir
  7. isto é plagiu acabei de ler uma pagina igual com as mesmas expressoes e imagens....

    ResponderExcluir