Pesquisar este blog

domingo, 29 de agosto de 2010

Hidratação com Tutano (de boi) puro.

Hoje em dia existem inúmeras empresas  de cosméticos que descobriram a eficácia e o benefício do tutano do boi para os cabelos. Pois é. O Tutano é um composto gelatinoso rico  em gorduras e lipoproteínas animais que são excelentes fontes para repor o que nossos cabelos perdem ao longo de várias transformações. Ou seja, temos a ganhar.

E se você for a um açougue, vai notar que esse material não é comercializado,pois se trata de osso e, é no interior desse osso que tem o que interessa. Geralmente os ossos do boi são jogados no lixo. Ou em alguns casos são vendidos, já são até separados para as grandes empresas cosméticas.

Já que são jogados fora...o que é que custa o tiozinho lá do açougue da esquina nos dar? Né? E você perguta: como se faz isso?

Como eu já citei acima, ele é uma ótima fonte de lipoproteínas e cada vez que utilizamos diversos produtos para tingir, transformar , os fios perdem propriedades como queratina, alguns lipídios etc. E o tutano puro pode resolver tudo isso.

E como fazer ?

Primeiro: vá ao açougue que tem ai perto de sua casa e peça gentilmente ao tiozinho lá. Se ele não quiser dar e quiser vender...no máximo você pagará R$ 1,00 e se ele cobrar mais que isso, vá a outro açougue porque ai ele está de sacanagem com a sua cara.Mas geralmente eles dão, porque isso na maioria das vezes é jogado fora.
 
Segundo: ao conseguir você pode começar a preparação e a receita é :

Você cozinhe os ossos em uma panela de pressão até o interior dos ossos, o tutano ficarem moles. Aquela água que sobra ,reserve.

Pegue uma faca e retire o tutano, que é o que fica no interior dos ossos e coloque novamente em uma panela, pequena.Não a de pressão deixando derreter até virar um óleo bem amarelo e em seguida o coe.

Lembra da água resultado do cozimento que você reservou? Pois é, agore retire aquela camada de gordura que ficou em cima e endureceu e junte ao outro óleo.

Dai você junta essa mistura numa porção de creme de hidratação de sua preferência ( eu indicaria o Novex Mistérios do Oriente,mas ai você usa o que quiser), coloque na cabeça e use uma touca térmicca por cerca de 30 minutos, ou mais.

Lave e se achar que ficou com o cheiro do tutano, o que é bem improvável, lave e use um lave-in bem cheiroso. Evite condicionadores, se usar retire bem do cabelo. Seque com uma toalha.

Essa receita é indicada para aquelas que fazem diversas transformações nos cabelos,pois é excelente reconstrutora.






A foto acima é de um tutano.

Bjs e força na peruca!

9 comentários:

  1. Vivendo e aprendendo né!

    Mas vela lembrar, q tem pessoas confundido tutano com silicone. Genteeeee tutato é uma coisa e silicone é outra bem diferente heim!

    ResponderExcluir
  2. É verdade.O Tutano é mais saudável. O cheiro não agrada mas o resultado sim. Não fica cheiro depois.

    ResponderExcluir
  3. O que fazer com o tutano restante, pode ser guardado por quanto tempo?

    ResponderExcluir
  4. gostei da dica ta bem explicado

    ResponderExcluir
  5. Além de hidratar,o tutano acelera o crescimento dos cabelos. eu recomendo, é ótimo!!!!

    ResponderExcluir
  6. Meu cabelo está formando uma entrada,mas só de um lado da cabeça,isso começou depois que fiz um relaxamento no cabelo,Oq devo fazer,tutano faz nascer cabelo?

    ResponderExcluir
  7. o que sobrou deve ser guardado por quanto tempo? pode colocar na geladeira ou não precisa?

    ResponderExcluir